Home

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Aprovada Lei que onera custo da construção e de manutenção ao longo da vida útil da edificação

Sim, pasmem, mas é verdade.  O poder público tem excelentes idéias...desde que seja o cidadão a pagar a conta.  Com a aprovação da Lei Municipal 18.112/2015, onde é obrigatório a coberta verde para edificações acima de 4 pavimentos ou com área construída maior que 400 m², agora tudo vai se tornar mais caro, tanto para a construção como para a manutenção.

É louvável o ponto de vista de ter mais cobertura vegetal na cidade, mas acredito que isto deveria ser um estímulo, através de redução do IPTU para que esta redução do imposto fosse revertido para a manutenção dos então jardins na cobertura, implantação de manta asfáltica, manutenção de infiltrações provenientes de regas ou mesmo das raízes das plantas ao longo dos anos.

Saibam que uma manta asfáltica tem vida útil, podendo perdurar intacta entre 5 a 8 anos, mas após este período, fazer a troca da manta dá um trabalho incrível, a um custo nada convidativo.

Agora...fazer o bem com dinheiro dos outros é bom demais... sem qualquer incentivo, a lei recai como uma arbitrariedade, aos moldes da idade média, onde o poder palaciano decide e obriga seu cumprimento...

Será que vai haver multa para quem deixar sua coberta verde morrer sem rega? haverá multa para planto de ervas daninhas? e a proliferação de insetos? e a biosegurança com formigas, cupins, e afins?

Louvável a intenção de fazer uma cidade linda. Ei sempre de concordar, mas de goela abaixo....tenha dó!