Home

quinta-feira, 23 de julho de 2009

MorarMais por menos 2009: arquiteto é convidado para compor mais um espaço


O arquiteto Anderson Lula Aragão e Nadja Granja estarão responsáveis pelo ambiente "Cantinho das Especiarias" na mostra morarmais por menos em sua segunda edição. O espaço foi oferecido aos arquitetos pela coordenadora geral do evendo, Nereide Figueiredo. "Na primeira reunião de trabalho os arquitetos já haviam definido todo o projeto e na ocasião já puderam conversarr com os fornecedores para fecharem as parcerias" afirmou Nereide.
A competência, responsabilidade e compromisso deram aos arquitetos a confiança necessária para o desenvolvimento em mais um dos espaços da mostra, portanto, aguardem as novidades.

domingo, 19 de julho de 2009

FENEARTE 2009: mais um trabalho de sucesso


A 10ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), um dos mais importantes eventos do segmento do artesanato na América Latina, recebeu um ambiente coordenado pelo Arquiteto Anderson Lula Aragão, gestor do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau e também professor da disciplina de Projeto de Arquitetura.

Todos os alunos participaram de um concurso interno criando uma praça de descanso homenageando o paisagista Roberto Burle Marx, com acompanhamento de Anderson Lula Aragão. O convite surgiu diretamente do arquiteto Carlos Augusto Lira, responsável pelo projeto geral da feira.

A concepção da praça admitiu o uso de materiais regionais pela própria natureza do evento. A vegetação exótica, bastante utilizada por Burle Marx, estava representada no longo tapete de chitão. As Palmeiras, espécie muito encontrada nas praças do Recife, foram colocadas para dar ao ambiente o toque de uma praça real, dialogando com os bancos de estrutura em ferro e barras de madeira pintadas de branco - peça tradicional nas praças antigas do Recife (antes de serem substituidas por bancos de concreto).

Cortinas de brinquedos artesanais compuseram o espaço, com toque lúdico. cordéis estavam disponíveis para os visitantes enquanto descansavam na praça, posicionados em fios de cordão, podiam ser retirados e recolocados.

Caixas de tomate revestidas com chitão serviam como ponto de apoio para a papelaria da Faculdade e material de divulgação. Puffes de sisal criavam um outro ambiente, onde as alunas do curso de fisioterapia da faculdade realizavam massagem nos visitantes.

Além de projetarem os alunos também participaram da montagem do evento. Para Anderson a oportunidade de experimentar uma ação desde o projeto, montagem e finalização do ambiente criado, favorece o desempenho prático e de concepção espacial. "o arquiteto não é apenas um projetista de espaços em papel ou computador. É extremamente importante estar na obra, observando, orientando, percebendo. A maturidade profissional é adquirida na execução, onde se aprende de fato como as coisas acontecem". afirma Aragão.
Como professor e gestor de curso, Anderson atou já em diversos trabalhos de ordem prática, levando aos seus alunos experiências reais. para acompanhar algumas destas atividades, visite o site da Faculdade Mauricio de Nassau no endereço eletrônico: http://arquitetura.mauriciodenassau.edu.br/


por Camila Cintra