Home

sábado, 22 de novembro de 2008

Quarto do Filho do Senador


O espaço criado para a mostra morar mais por menos, o chique que cabe no bolso, que acontece em Recife de 12 de novembro a 10 de dezembro, de terça a domingo, das 15 as 22h, no casarão pertencente ao Senador José Ermínio de Morares, na beira mar de Piedade.


Elaborado buscando o conceito principal da mostra, em buscar e propor materiais sustentáveis e reciclados, sem a perda do estilo e praticidade, foram propostas soluções originais e de fácil aplicabilidade.


O perfil do filho do senador é um jovem universitário na faixa dos 20 anos, que além dos estudos, tem uma vida agitada, pois realiza atividades como surf, skate, patins, rapel e outros esportes radicais.

A cama é feita com pallets e recoberta com chapa de madeira em cor natural, sem revestimento (criação do arquiteto), com isso ganhamos um grande tablado, onde sem o colchão pode servir de base para atividades.


No teto, destaque para o suporte em bambu natural, onde a prancha está devidamente guardada e ainda funciona rebatedor para iluminação difusa do ambiente.

As luminárias são em samburás, espécie de material de pesca e bastante utilizado como peça de artesantato regional. o efeito da iluminação é acolhedor e aconchegante (criação do arquiteto).


Outro elemento prático e original é a roda de bicicleta feita com aro e elásticos (criação do arquiteto), sua função além da decoração, é servir como porta retrato/ recado.


A pintura sai da parede de fundo, expandindo-se pela parede lateral onde a figura dos cabelos da sereia se transformam em pássaros. a pintura também desce pela colcha (Mariage), pintada à mão, e desta vez os cabelos se tranformam em peixe. a idéia é que a figura se integre ao ambiente como um todo, nao ficando taxada e emoldurada numa parede.


Alguns móveis porém são de estilo, como a bancada do sistema carrapixxxo (Espaço Brennand) é prática e atende à proposta do ambiente. cadeira formiga em acrílico transparente (Itálica Design) e o destaque para a cadeira feita com shape de skate (Itálica Design). O tapete recobre todo o piso original da casa (Adroaldo tapetes).
Vale a pena visitar a mostra e ver além do quarto do filho do senador, os diversos outros ambientes criados pelos arquitetos pernambucanos e verificar suas soluções para se morar bem gastanto menos e com ótimos resultados.
por Anderson Lula Aragão
Arquiteto