Home

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Curso de Desenho à Mão Livre

A nova edição do curso de desenho à mão livre acontecerá ao sábados, começando no próximo dia 26 de Maio, e também 02 e 06 de junho, em dois turnos: Manhã - das 8:30 as 12:30h e a tarde - das 14:00 as 18:00h.

O local onde será ministrado será no Colégio Albert Sabin (mapa abaixo) que fica na Av. Inácio Monteiro 208, esquina com a Rua Visconde de Itaboraí (4ºparalela da Caxangá).

Trabalhos como o desenvolvimento do traço, estudo de volumes, espaços e proporções, efeitos de sombra, movimento e texturas, fazem parte do programa.

O aluno deverá se inscrever antecipadamente pelo telefone: 3088-5080 em horário comercial, ou pelo email aragaoanderson@yahoo.com.br.  As vagas são limitadas, sendo cada turma composta por no máximo 16 alunos.   O investimento é de R$ 180,00 à vista ou em 1+1 de R$ 100,00.

Será emitido certificado para o aluno que comparecer a 75% da carga horária.

O instrutor será o arquiteto Anderson Lula Aragão, professor da Faculdade Maurício de Nassau e Faculdade dos Guararapes, tendo participado de diversos trabalhos de expressão artística, mostras de decoração e projetos de arquitetura comercial, residencial e industrial em nosso Estado e algumas capitais do País, tendo também premiação internacional, no X Isaloni (Salão Internacional de Design de Milão) em 2011.


(clique na imagem para ampliá-la)

(clique na imagem para ampliá-la)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Solução e prevenção na hora de planejar a linha mestra de sua cozinha


Por: Carolina Vilela
A poeira causada pelas reformas e construções pode se tornar algo menos aborrecedor quando os empresários se propõem a contratar empresas ou profissionais especializados. Para quem conhece apenas a cozinha de uma casa, se surpreende ao visitar a “indústria de refeições” que existe dentro de hotéis, restaurantes, empresas, entre outros. Tijolo por tijolo, azulejo por azulejo, cada detalhe tem sua especificação e importância.
E para montar um ambiente tão característico como uma cozinha, encontrar arquitetos e engenheiros direcionados para esse setor não é uma das tarefas mais simples. Porém, dos poucos, pode se ver anos de experiência e projetos grandiosos. No mercado há algumas empresas responsáveis apenas em planejar cozinhas ou arquitetos e engenheiros que trabalham como autônomos para vários estabelecimentos e projetos.
como_planejar_cozinha_1O ideal seria que o cliente, quando se propõe a contratar esse serviço, não decida fazer nada de última hora. Segundo o diretor e engenheiro da Nucleora Cozinhas Profissionais, Dimas Rodrigues de Oliveira, um bom projeto se faz mais ou menos em dois meses, porém, melhor seria levar esse tempo apenas discutindo. “Muitas vezes, pela afobação do cliente, algumas necessidades não são inseridas, o que acarreta transtornos mais tarde”, diz.
O tempo utilizado para a finalização de tudo, vai depender exclusivamente do dinheiro que cada cliente pode disponibilizar naquele momento. No caso das reformas, onde as cozinhas normalmente estão desatualizadas, os projetos são os mais desafiadores, todas as modificações têm que acontecer com o cliente funcionando. “Parar significa prejuízo”, comenta Dimas. Segundo o arquiteto, Eduardo Vianna, tudo tem solução, para aqueles que desejam mais velocidade, até o aluguel de um container para servir como cozinha improvisada, pode ser uma opção. “Nos autódromos, eles são muito utilizados”, ressalta.
De acordo com Eduardo, quando se trata de uma reforma, ele visita a operação e acompanha todo o fluxo que acontece dentro do estabelecimento, principalmente, nos horários de pico. Certa vez foi chamado pelo dono de uma pizzaria que tinha problemas quanto à espaço. O arquiteto observou, através de um desenho na planta do lugar, que os caminhos que faziam os funcionários, a comida, os clientes e o lixo, chegavam em um ponto que todos se cruzavam, fazendo com que tudo se transformasse em um grande nó. Muitas pessoas que chegavam até a porta com a intenção de comer uma pizza iam embora por conta da bagunça. “Imagina o dono, ele não consegue enxergar isso, pois está dentro do problema. Ele não tem uma visão gráfica e setorial”, explica.
Equipamentos
O profissional, além de tudo tem que ter bons argumentos na hora de convencer o cliente. Nem sempre o equipamento mais barato é o melhor, apesar de parecerem iguais. “Quando se é leigo você pensa que é a mesma coisa, além disso, o mercado vende essa idéia. As vezes nós temos que utilizar equipamentos que são importados, porque os nacionais não conseguem ter os mesmos benefícios”, comenta Dimas. Segundo o engenheiro, há muito problema com o que ele chama de certa “pirataria”, uma cópia mal feita, onde o conteúdo não é igual e tem muitas pessoas sendo enganadas por isso.
O arquiteto Eduardo, também tem a mesma opinião. Para ele, alguns equipamentos específicos não são bons mesmo. O grill, por exemplo, que imita o estilo americano de comer, não se encontra de qualidade no mercado nacional. Outra parte problemática, segundo ele, é o sistema coock chill, uma nova forma de tecnologia implantada nas cozinhas, que regenera os alimentos, cozinha e depois congela. “É a tendência hoje. O princípio é diminuir a mão-de-obra”, explica. O cook chill, transforma todos os processos industriais em uma central e só leva para as outras empresas ou ponto, a parte de preparo final. Isso faz com que centralize a produção e diminua a quantidade de funcionários. “No Brasil, as empresas ainda estão criando esse mercado. Não é que o país seja atrasado, mas sim, é um processo novo, que estamos começando agora”, diz Eduardo. Porém, o arquiteto ressalva, que os equipamentos de aço-inox e de refrigeração, já é possível encontrar de qualidade.
Agora veja alguns detalhes que podem parecer pequenos, porém na correria do dia-a-dia fazem toda a diferença. Lembrando que a cozinha de uma empresa é muito diferente daquela que fica dentro de casa. É uma pequena indústria, que tem uma linha de produção, equipamentos específicos e segue todo um roteiro, onde tem entrada, transformações, processos e resíduos. Uma engenharia que é muito diferente, principalmente, no que se refere à quantidades.
como_planejar_cozinha_2Normalmente em uma cozinha caseira se utiliza madeira, material decorativo. Já na industrial, tem que especificar equipamentos que durem 20 a 30 anos. “Que agüentem levar porrada o dia inteiro”, comenta Eduardo. Que justifica essas palavras ao dizer que os profissionais que trabalham na cozinha não são os mais delicados e usam até os pés para fechar as portas.
1 – Patru, equipamento colocado entre o fogão e o espaço em que o garçom busca a comida. Serve como uma estufa, onde o prato que terminou de ser feito, permanece aquecido até a vinda do garçom.
Também tem uma parte que ajuda a manter a temperatura adequada para as saladas;
2 – Coifa, é ideal que utilizem a que possui um sistema que “lava” a fumaça e joga para fora, pois geralmente a saída do equipamento, em um hotel, por exemplo, fica perto da janela de um apartamento;
3 – Não tem armário fechado. Tudo fica aberto para facilitar a visualização dos utensílios;
4 – Forro tem que ser de PVC lavável;
5 – A luminária tem que ser protegida. Para que quando uma lâmpada estoure nada caia sobre os alimentos que estão sendo preparados;
6 – Piso tem que ser antiescorregadio, para evitar acidentes de trabalho na correria dos funcionários e de preferência o material tem que ser cerâmica;
7 – Geladeira com vidro, para que não haja perda de tempo procurando o que se quer e nem gasto de energia com ela aberta;
como_planejar_cozinha_3
A definição de como serão servidas as refeições mudam todo o projeto. Cada forma tem as suas especificações e necessidades. O sistema à la carte, por exemplo, exije que ao lado do fogão já tenha um freezer ou refrigerador com os bifes cortados e organizados para que o funcionário possa ser mais ágil no momento de fritá-los. Já no sistema self-service essa preocupação não é primordial.
Investimento lucrativo
Apesar dos gastos, que não são poucos, as empresas que optarem por planejarem as suas cozinhas, ou mesmo, em atualizarem as que já estão em funcionamento, devem ter em mente que todo o investimento pode trazer retorno. Segundo o engenheiro Dimas, ele teve que fazer um curso de Microbiologia para entender o mundo invisível das bactérias. “A bactéria da carne suína não pode nunca se cruzar com a da carne bovina, são pequenos detalhes que devemos entender”, comenta. São soluções que podem facilitar a vida dos empresários, de estarem dentro da lei, respeitando as normas da vigilância sanitária, através de layouts corretos para evitar cruzamentos.
O planejamento de uma cozinha não é somente para economizar dinheiro, mas também, para se preocupar com a saúde de quem vai comer. “O cliente não sabe se o fornecedor da sua comida age de forma correta, porém ele vê que a partir do momento que a responsabilidade está no seu restaurante, ele vai ter uma refeição adequada”, ressalta Dimas.
Muitos estabelecimentos estão investindo nas “cozinhas vitrines”, onde o cliente tem como visualizar os funcionários preparando a sua refeição. Normalmente a cozinha é algo que ninguém vê ou tem acesso. Nessa nova tendência, o empresário mostra e revela, transformando esse outro ambiente parte da arquitetura. “O empresário pode aumentar a clientela dele baseado no conceito ‘qualidade’, que ele está oferecendo”, explica Eduardo. Essas características deixam o consumidor muito mais confiante, mesmo que ele pague um pouco mais caro por isso.
Se todos os detalhes forem pensados, gastos como energia, água, funcionários e tempo, podem ser consideravelmente diminuídos. Além da estrutura com esgoto e encanamento, que podem trazer problemas futuros, serão evitados se o projeto for bem montado e pensado.
Fundamentais
Quando os empresários decidem planejar suas cozinhas, alguns dados são necessários para que ela saia com as soluções específicas. Primeiro a empresa tem que ter em mente, quantos pratos pretende fazer – a demanda nos horários de pico – e para qual público ela vai servir as refeições (todos os dados devem ser pensados nas quantidades maiores que podem ter). Para cada resposta, um planejamento específico. Depois disso, o profissional, que vai projetá-la, também, precisa ter em média o tempo que as pessoas deverão fazer suas refeições e conhecer o cardápio que será oferecido aos clientes, que pode ser mais variado, como nos restaurantes, ou mais determinado e fechado como nas cozinhas industrias. Até nos bares, essas perguntas são essenciais. No caso, todas as bebidas devem ser informadas.
A localização do estabelecimento também faz toda a diferença. Por exemplo, em um hotel situado longe da cidade, a logística deve ser muito melhor preparada. A área de estoque tem que ser maior. Diferente das empresas que estão dentro da cidade, que no caso, podem ter todos os dias o recebimento de verduras e alimentos perecíveis. Assim, o gasto com área de estoque e equipamentos pode ser menor.
O custo vai variar de acordo com o projeto e o cliente. A Nucleora tem duas empresas em execução. Uma delas é a Samarco, no Espírito Santo, que foi projetada para atender 3 mil refeições por dia, e a outra é a Pirelli, em Santo André. As duas têm o mesmo tamanho, porém na Samarco há algumas diferenças, como a área de lazer e outras mais elaboradas. A Samarco está custando na ordem de R$ 5 e meio à 6 milhões de reais. O da Pirelli, está um pouco mais barato, por não ter algumas soluções, está por conta de R$ 4 milhões e meio.
como_planejar_cozinha_4As empresas que trabalham com refeições coletivas ou mesmo em grandes empresas que têm seu próprio serviço de alimentação há projetos grandiosos. Os empresários têm pensado em vários recursos para melhorar o contentamento de seus funcionários. Até os profissionais que projetam esses espaços já pensam em todas essas soluções. Segundo Eduardo, a área de alimentação é muito mais que o horário de comer, mas sim, uma área de convívio. Nas indústrias ela é como se fosse uma área de lazer, onde o funcionário tem que se sentir bem e perceber o quanto a empresa onde ele trabalha o valoriza.
Por trás de uma simples refeição há muitos conceitos de relações humanas embutidos. E o empresário de hoje, deve perceber tudo isso. Em alguns refeitórios podemos encontrar até um palco para fazer as festas de final de ano e um espaço para cozinha show, onde um dia ou outro na semana, os funcionários podem ver o chef preparando algumas refeições.