Home

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ousar em preto e branco?


Há quem pense que o preto e branco resulta numa decoração sem graça. Outros afirmam que é arriscado compor um ambiente monocromático com estas duas cores contrastantes. Claro que uma proposta em P&B é ousada, uma vez que quaisquer outros elementos da composição poderá ter um destaque especial e até roubar a cena.

Paredes pretas?

As cores fortes podem até diminuir a sensação do espaço, entretanto, quando bem pensada, o fundo escuro valoriza os elementos que estão a sua frente. Nesta copa, foi colocada uma mesa colonial com caracteristicas de época, compondo com cadeiras jacobsen originais brancas, fazendo par com as persianas da mesma cor.

O fundo em negro não ofereceu risco ao aconchego do espaço, que mesmo em pequenas dimensões, tem uma iluminação generosa.

Como arriscar com as cores fortes?

As cores pastéis são bem mais fáceis de compor um espaço com sensações de frescor e tranquilidade. Os tons mais "pesados" e cores vibrantes podem colocar em risco todo aconchego que o espaço possa trazer, entretanto, quando bem pensadas e dosadas, as cores intensas podem trazer valorização ao espaço.

Em pequenos toques, como um vaso, um elemento de parede ou mesmo em mobiliários de pequenas dimensões (banquetas, cadeiras, mesa lateral) as cores escuras não comprometem a delicadeza do ambiente.

Já em paredes os tons vibrantes devem ser trabalhados com mais cautela, uma vez que os demais objetos estarão compondo com este fundo de maneira direta.

Na dúvida, não ouse. Solicite a opinião de um arquiteto para que seu espaço seja bem assistido e que os resultados sejam satisfatórios e tragam a intenção de ousadia, frescor, amplitude, dinamicidade ou qualquer outro efeito cênico desejado.

Por Camila Cintra