(clique na imagem para ampliá-la)
Informativo, Educativo, Provocativo. Este é um blog onde muita coisa acontece, com assuntos relativos a Cidade, Profissão, Arte, Arquitetura, Design, Engenharia de Tráfego e Projetos Urbanos, Arquitetura inclusiva e acessibilidade, ainda curiosidades e entretenimento.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Anderson Lula Aragão atua como consultor da Refinaria Abreu e Lima em SUAPE
O arquiteto Anderson Lula Aragão está prestando consultoria na área de sinalização gráfica para a Refinaria Abreu e Lima, em SUAPE. Especialista em Engenharia de Tráfego e Transportes, já tendo atuado nesta atividade para a Prefeitura do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, o arquiteto desenvolvou projetos de relevância, como estudos de tráfego para o Shopping Guararapes e o Shopping Recife, neste último, desenvolveu o projeto viário e de sinalização horizontal e vertical de trânsito. Outros clientes importantes no segmento de estudos viários e sinalização: Imip, Centro de Convenções e Empetur.
Marcadores:
consultoria,
projeto,
trânsito
Arquitetos comemoram finalização da Casa Cor Pernambuco 2009
Na última terça feira (22) reuniram-se no loft do Arquiteto Anderson Lula Aragão os integrantes dos Lavabos Públicos da última edição da Casa Cor Pernambuco 2009. Nesta noite memorável, regada a espumante e canapés com as mais receitas receitas gastronômicas, os arquitetos divertiram-se ao som de música lounge e bossa. Nada melhor para finalizar o ano em boa companhia. Feliz Natal a todos.
Os aquitetos prsentes no happy-hour: Márcia Albino (lavabo público masculino outono); Cícero Souza e Anderson Lula Aragão (lavabo público masculino inverno); Ana Paula Novelino (lavabo público feminino verão) e Henrique paiva (lavabo público masculino outono).
sábado, 19 de dezembro de 2009
Galeria de Arte da Casa Cor Pernambuco é matéria da Revista Sim!
Galeria de Arte
O projeto artístico elaborado pelos arquitetos Anderson Aragão, Cícero Sousa, Deise Leal, Diego Ferraz e Karla Azevedo foge do convencional e faz da costumaz frieza das galerias, um ambiente acolhedor e agradável para seus visitantes. O espaço conta com três amplas salas de estar e presta uma homenagem ao artista plástico pernambucano Manoel Nunes. A valorização da arte pela arte é alcançada através de um pé direito alto, do uso predominante de tons pastéis mais escuros que funcionam como moldura das suas obras e de uma iluminação especializada.
Anderson Aragão - (81) 3088.5080 - aragaoanderson@yahoo.com.br
Cícero Sousa
Deise Leal
Diego Ferraz
Karla Azevedo
confira em: http://www.revistasim.com.br/
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Retrô em alta
A Casa Cor Pernambuco 2009 mostrou vários ambientes ao gosto decó, com linhas retas e geometrismos, cores fortes e um estímulo aos contrastes.
O arquiteto Anderson Lula Aragão desenvolveu uma cozinha com esta mesma temática, observem as fotos.
Piso cerâmico em preto e branco formando um tabuleiro xadrez. Nas paredes, detalhe com azulejaria antiga. notem que não existem azulejos iguais uns aos outros, pois foram escolhidos para cada modelo ser exclusivo no ambiente.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão...
Já foi o tempo em que o chão era meramente um local para se pisar e pronto. As novas tendências de aproveitamento de espaço conta com o piso para colocação de peças de arte, livros e objetos decorativos.
O arquiteto Anderson Lula Aragão para este espaço de um quarto de casal utilizou uma tela no chão, e atrás da poltrona algumas revistas e uma pinha, peça decorativa bastante utilizada na época colonial.
O arquiteto reforça: "Use e abuse de todo e qualquer cantinho valorizando-o sempre".
sábado, 28 de novembro de 2009
Arquitetos se reúnem em noite de festa da Saccaro
Uma noite de muitos encontros e descontração, isto foi a festa da Saccaro. Confiram as fotos.
Anderson Lula Aragão e Deise Leal, parceiros na Galeria de Arte da CasaCor 2009
Márcia Albino e Henrique Paiva (Lavabo Público Feminino - CasaCor Pernambuco 2009) na companhia de Deise Leal
Henrique Paiva acompanhando Cícero Dias e Anderson Lula Aragão (Galeria de Arte e Lavabo Público Masculino - CasaCor Pernambuco 2009)
Lídia Barros, Alexana Vilar e Anderson Lula Aragão
Anderson Lula Aragão, Michele Gil e Alexandre Mesquita.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Vila Recife inaugura loja
Uma noite memorável a inauguração da loja VILA RECIFE, nesta última terça (24), sendo mais uma opção de loja de decoração com uma proposta bem diferente: oferecer produtos de excelente qualidade a um preço reduzido. A loja fez opção em reduzir os custos operacionais da edificação, e está localizada numa área menos onerosa, eis o resultado do estímulo de preços para atender a uma faixa de público alvo crescente: as classes C+ e B
O arquiteto Anderson Lula Aragão prestigiou o evento.
Vila Recife
Rua Joaquim Bandeira, 268
(Paralela a Av. Gen. Mc Arthur)
fone: 3213-2728
domingo, 22 de novembro de 2009
Finalizada a mostra de Arquitetura, Decoração, Paisagismo e Gastronomia
Após uma semana de muito trabalho e visitação, foi encerrada a segunda edição da mostra MorarMais por Menos, o chique que cabe no bolso.
A mostra que começou com muito brilho terminou com a mesma intensidade e ficamos muito felizes ao ver os rostos de satisfação dos visitantes ao apreciarem os trabalhos do Cantinho das Especiarias (elaborado com Nadja Granja), Banheiro público Masculino e Banheiro Público Feminino, (estes coordenados pelo arquiteto em parceria com seus alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo).
A mostra vai deixar saudades, sendo cumprida a satisfação de um trabalho bem feito e que deu resultados.
Banheiro Público Feminino
Matéria de Jornal sobre Bancadas
Folha de Pernambuco, Domingo, 22 de Novembro de 2009
Cheias de banca
Chamosas e funcionais, as bancadas podem fazer a diferença em um ambiente
ISABELLE BARROS
Depois de prontas, elas podem até passar despercebidas ou mesmo atravancar a circulação de um local, se não forem trabalhadas com a beleza e critério necessários. No entanto, as bancadas são uma opção prática em qualquer escritório, loja ou residência, podendo ser usadas em qualquer cômodo, mas tendo seu auge em cozinhas e banheiros, ambientes onde a circulação de pessoas é determinada pelo manuseio de vários itens que devem estar sempre à mão.
Além disso, os espaços cada vez mais reduzidos fazem delas um grande diferencial, mas somente se usados com muita parcimônia. As formas, por sua vez, cumprem parte fundamental nessa função e devem ser utilizadas não só como embelezamento, mas para ganhar centímetros que fazem a diferença. Hoje em dia, o leque de materiais se ampliou muito com a inclusão de resinas sintéticas de alta durabilidade, fáceis de limpar e até de ação bactericida, dando opções além dos tradicionais mármore e granito. Ainda assim, ambos mantêm o charme de apresentarem veios naturais, sejam eles polidos, ou não.
As combinações podem ser infinitas, e a funcionalidade das bancadas é tal que elas ficam desde escondidas por portas de correr até ocuparem lugar central em um recinto, podendo servir até como divisória para integrar ambientes. Da sala para a cozinha e do quarto para a suíte, esse tipo de artifício decorativo garante uma transição harmoniosa, mas tudo depende da adequação do material utilizado. “Por não terem pés, dão leveza ao espaço, e pode-se ousar, colocando gavetas transparentes, iluminação embutida ou até pedrinhas e grãos”, aconselha o arquiteto Anderson Lula Aragão, um dos criadores do lavabo masculino da Casa Cor.
Entre os novos lançamentos, os brilhos e texturas são as vedetes de peças cada vez mais trabalhadas. Já na cozinha, uma alternativa usada há tempos é o revestimento em aço inox, que pode dar um acabamento refinado e tem muita facilidade de limpeza. As bancadas de madeira não são aconselhadas para áreas molhadas pelo perigo de ficarem podres, mas existe uma opção (cara) se houver a insistência em usá-la, com o uso do compensado naval impermeabilizado. Para áreas internas, cobertura e secagem com verniz pode sanar essa desvantagem.
O tipo de ambiente no qual o material é aplicado também importa. O vidro jateado ou colorido, por exemplo, não pode receber grandes impactos mecânicos, ou seja, seu emprego deve ser restrito a lavabos ou banheiros. O mesmo cômodo também é muito indicado para o uso de pastilhas coloridas. “Os banheiros eram considerados um lugar sujo e, no Brasil Colônia, ficava até fora da casa. Atualmente, acontece o contrário: quanto mais próximo da área íntima, melhor”, explica Anderson. Já na cozinha, o mármore deve ser evitado, pois se descaracteriza por ser poroso e acabar absorvendo os materiais colocados sobre ele. O mesmo acontece com o cimento, alternativa aplicada em várias casas.
Serviço
Anderson Lula Aragão (arquiteto)
3088-5080
Casa Cor PE
Armazém 11 - Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Terça a sábado, das 15h às 21h; Domingo, das 12h às 20h
Informações: 3325-6328
http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-programa/537973?task=view
Cheias de banca
Chamosas e funcionais, as bancadas podem fazer a diferença em um ambiente
ISABELLE BARROS
Depois de prontas, elas podem até passar despercebidas ou mesmo atravancar a circulação de um local, se não forem trabalhadas com a beleza e critério necessários. No entanto, as bancadas são uma opção prática em qualquer escritório, loja ou residência, podendo ser usadas em qualquer cômodo, mas tendo seu auge em cozinhas e banheiros, ambientes onde a circulação de pessoas é determinada pelo manuseio de vários itens que devem estar sempre à mão.
Além disso, os espaços cada vez mais reduzidos fazem delas um grande diferencial, mas somente se usados com muita parcimônia. As formas, por sua vez, cumprem parte fundamental nessa função e devem ser utilizadas não só como embelezamento, mas para ganhar centímetros que fazem a diferença. Hoje em dia, o leque de materiais se ampliou muito com a inclusão de resinas sintéticas de alta durabilidade, fáceis de limpar e até de ação bactericida, dando opções além dos tradicionais mármore e granito. Ainda assim, ambos mantêm o charme de apresentarem veios naturais, sejam eles polidos, ou não.
As combinações podem ser infinitas, e a funcionalidade das bancadas é tal que elas ficam desde escondidas por portas de correr até ocuparem lugar central em um recinto, podendo servir até como divisória para integrar ambientes. Da sala para a cozinha e do quarto para a suíte, esse tipo de artifício decorativo garante uma transição harmoniosa, mas tudo depende da adequação do material utilizado. “Por não terem pés, dão leveza ao espaço, e pode-se ousar, colocando gavetas transparentes, iluminação embutida ou até pedrinhas e grãos”, aconselha o arquiteto Anderson Lula Aragão, um dos criadores do lavabo masculino da Casa Cor.
Entre os novos lançamentos, os brilhos e texturas são as vedetes de peças cada vez mais trabalhadas. Já na cozinha, uma alternativa usada há tempos é o revestimento em aço inox, que pode dar um acabamento refinado e tem muita facilidade de limpeza. As bancadas de madeira não são aconselhadas para áreas molhadas pelo perigo de ficarem podres, mas existe uma opção (cara) se houver a insistência em usá-la, com o uso do compensado naval impermeabilizado. Para áreas internas, cobertura e secagem com verniz pode sanar essa desvantagem.
O tipo de ambiente no qual o material é aplicado também importa. O vidro jateado ou colorido, por exemplo, não pode receber grandes impactos mecânicos, ou seja, seu emprego deve ser restrito a lavabos ou banheiros. O mesmo cômodo também é muito indicado para o uso de pastilhas coloridas. “Os banheiros eram considerados um lugar sujo e, no Brasil Colônia, ficava até fora da casa. Atualmente, acontece o contrário: quanto mais próximo da área íntima, melhor”, explica Anderson. Já na cozinha, o mármore deve ser evitado, pois se descaracteriza por ser poroso e acabar absorvendo os materiais colocados sobre ele. O mesmo acontece com o cimento, alternativa aplicada em várias casas.
Serviço
Anderson Lula Aragão (arquiteto)
3088-5080
Casa Cor PE
Armazém 11 - Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Terça a sábado, das 15h às 21h; Domingo, das 12h às 20h
Informações: 3325-6328
http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-programa/537973?task=view
sábado, 21 de novembro de 2009
CASA COR PENAMBUCO 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Finalização dos preparativos para a CasaCor Pernambuco
As obras já estão na etapas finais. Fios, cabos, retoques na pintura, chegada das luminárias e mobiliários, enfim... o show está prestes a iniciar.
As foto oficial dos arquitetos para o anuário da CasaCor Pernambuco já foi tirada, já a dos espaços acontecem esta semana.
Muito corre-corre para deixar o ambiente pronto para a imortalidade e para receberem já no próximo dia 16 os visitantes... e contamos com sua presença!
Foto 1: Anderson Lula Aragão, Deise Leal, Cícero Souza, Karla Azevedo e Diego Ferraz.
Foto 2: Luiz Vilaça, Ana Novellino, Henrique Paiva, Deise leal, Diego Ferraz, Anderson Lula Aragão, Márcia Albino, Cícero Souza e Karla Azevedo.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Anderson Lula Aragão assina o Projeto de Acessibilidade da Start Promoções
A Empresa Start Promoções solicitou a consultoria de projeto de acessibilidade para o Escritório de Arquitetura Anderson Lula Aragão Arquitetos Associados para dar soluções ao acesso de todos os seus clientes na sede da empresa.
A Start tem uma visão ampla no sentido da inclusão social e está contratando pessoas com deficiência física para compor seu quadro funcional e para tanto, estará adequando os espaços para atender tanto aos novos funcionários como também os visitantes.
"É de extrema importância a adequação física dos ambientes às pessoas com mobilidade reduzida, que não só estão representados pelos deficientes, como também os idosos, obesos, gestantes e pessoas com algum tipo de dificulade de locomoção. A Start Promoções está de parabéns pela iniciativa" afirma Anderson com entusiasmo.
por Camila Cintra
Marcadores:
acessibilidade,
consultoria,
projeto
domingo, 1 de novembro de 2009
Obras a todo pique nos lavabos públicos da CasaCor Pernambuco
Quebra-quebra, Gesso, aterro, pintura e muita disposição nas obras da CasaCor Pernambuco 2009. Nesta edição, os lavabos públicos ficam a cargo dos arquitetos:
Lavabo Público Masculino - tema: inverno, com Anderson Lula Aragão e Cícero Souza;
Lavabo Público Feminino - tema: verão, com Ana Paula Novelino e Luiz Vilaça;
Lavabo Público Masculino - tema: outono, com Henrique Maia e Márcia Albino;
Lavabo Público Feminino - tema: primavera, com Sumaya Duarte e George Casé.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Finalizado o espaço Cantinho das Especiarias da MorarMais por Menos 2009
Depois do quebra-quebra, gesso, emassemento e pintura, montagens de mobiliário, instalações eleétricas...ufa... finalizamos o espaço CANTINHO DAS ESPECIARIAS da mostra MorarMais por Menos 2009.
"O espaço traduziu a essência do que foi projetado por nós desde o princípio, tivemos que ajustar alguns materiais de revestimento por atraso no fornecimento de algumas de empresas que patrocinaram a mostra" afirma o arquiteto Anderson Lula Aragão.
segundo a decoradora Nadja Granja, parceira na elaboração do espaço, foi criada uma atmosfera acolhedora e sedutora. o espaço cheirava super bem no dia das fotos para o anuário... alecrim, sálvia, boldo, cravo, canela... diversos eram os aromas que aguçavam o olfato e o paladar.
As fotos estarão sendo divulgadas no blog apenas após a abertura oficial do evento, que será nesta próxima segunda-feira (19) para convidados, e logo no dia seguinte (20) para o público em geral. A mostra acontecerá até 20 de novembro... portanto, não percam!
por Camila Cintra
"O espaço traduziu a essência do que foi projetado por nós desde o princípio, tivemos que ajustar alguns materiais de revestimento por atraso no fornecimento de algumas de empresas que patrocinaram a mostra" afirma o arquiteto Anderson Lula Aragão.
segundo a decoradora Nadja Granja, parceira na elaboração do espaço, foi criada uma atmosfera acolhedora e sedutora. o espaço cheirava super bem no dia das fotos para o anuário... alecrim, sálvia, boldo, cravo, canela... diversos eram os aromas que aguçavam o olfato e o paladar.
As fotos estarão sendo divulgadas no blog apenas após a abertura oficial do evento, que será nesta próxima segunda-feira (19) para convidados, e logo no dia seguinte (20) para o público em geral. A mostra acontecerá até 20 de novembro... portanto, não percam!
por Camila Cintra
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Arquiteto confirma participação na CASA COR 2009
O Arquiteto Anderson Lula Aragão confirmou ontem (24) sua participação na mostra de decoração CASA COR 2009 juntamente com o Arquiteto Cícero Souza. O espaço da mostra será o banheiro público masculino. Ao lado estarão os Arquitetos Ana Paula Novelino e Luiz Vilaça, com o banheiro público feminino. Este quarteto promete... imaginamos que as pessoas vão querer ir sempre aos toaletes só para desfrutar dos espaços que serão utilitários.
Aguardem as novidades....
Por Camila Cintra.
domingo, 13 de setembro de 2009
Trade Marketing da Start Desenvolvimento e Promoções terá novo Lay-out
Nada como renovar as paredes e redistribuir o mobiliário. Assim fez o Trade Marketing da empresa de consultoria, treinamento e seleção da START Desenvolvimento e Promoções, localizado na Rua Fernandes Vieira, em Recife.
Postaremos as fotos do Antes e Depois para surpresa de todos... e olhem que as mudanças estão valendo a pena, mas ainda faltam alguns toques para que as fotos irem para o ar... aguardem...
Por Anderson Lula Aragão
Postaremos as fotos do Antes e Depois para surpresa de todos... e olhem que as mudanças estão valendo a pena, mas ainda faltam alguns toques para que as fotos irem para o ar... aguardem...
Por Anderson Lula Aragão
Marcadores:
antes e depois,
cores,
decoração
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Ousar em preto e branco?
Há quem pense que o preto e branco resulta numa decoração sem graça. Outros afirmam que é arriscado compor um ambiente monocromático com estas duas cores contrastantes. Claro que uma proposta em P&B é ousada, uma vez que quaisquer outros elementos da composição poderá ter um destaque especial e até roubar a cena.
Paredes pretas?
As cores fortes podem até diminuir a sensação do espaço, entretanto, quando bem pensada, o fundo escuro valoriza os elementos que estão a sua frente. Nesta copa, foi colocada uma mesa colonial com caracteristicas de época, compondo com cadeiras jacobsen originais brancas, fazendo par com as persianas da mesma cor.
O fundo em negro não ofereceu risco ao aconchego do espaço, que mesmo em pequenas dimensões, tem uma iluminação generosa.
Como arriscar com as cores fortes?
As cores pastéis são bem mais fáceis de compor um espaço com sensações de frescor e tranquilidade. Os tons mais "pesados" e cores vibrantes podem colocar em risco todo aconchego que o espaço possa trazer, entretanto, quando bem pensadas e dosadas, as cores intensas podem trazer valorização ao espaço.
Em pequenos toques, como um vaso, um elemento de parede ou mesmo em mobiliários de pequenas dimensões (banquetas, cadeiras, mesa lateral) as cores escuras não comprometem a delicadeza do ambiente.
Já em paredes os tons vibrantes devem ser trabalhados com mais cautela, uma vez que os demais objetos estarão compondo com este fundo de maneira direta.
Na dúvida, não ouse. Solicite a opinião de um arquiteto para que seu espaço seja bem assistido e que os resultados sejam satisfatórios e tragam a intenção de ousadia, frescor, amplitude, dinamicidade ou qualquer outro efeito cênico desejado.
Por Camila Cintra
Paredes pretas?
As cores fortes podem até diminuir a sensação do espaço, entretanto, quando bem pensada, o fundo escuro valoriza os elementos que estão a sua frente. Nesta copa, foi colocada uma mesa colonial com caracteristicas de época, compondo com cadeiras jacobsen originais brancas, fazendo par com as persianas da mesma cor.
O fundo em negro não ofereceu risco ao aconchego do espaço, que mesmo em pequenas dimensões, tem uma iluminação generosa.
Como arriscar com as cores fortes?
As cores pastéis são bem mais fáceis de compor um espaço com sensações de frescor e tranquilidade. Os tons mais "pesados" e cores vibrantes podem colocar em risco todo aconchego que o espaço possa trazer, entretanto, quando bem pensadas e dosadas, as cores intensas podem trazer valorização ao espaço.
Em pequenos toques, como um vaso, um elemento de parede ou mesmo em mobiliários de pequenas dimensões (banquetas, cadeiras, mesa lateral) as cores escuras não comprometem a delicadeza do ambiente.
Já em paredes os tons vibrantes devem ser trabalhados com mais cautela, uma vez que os demais objetos estarão compondo com este fundo de maneira direta.
Na dúvida, não ouse. Solicite a opinião de um arquiteto para que seu espaço seja bem assistido e que os resultados sejam satisfatórios e tragam a intenção de ousadia, frescor, amplitude, dinamicidade ou qualquer outro efeito cênico desejado.
Por Camila Cintra
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Arquiteto coordenará projetos dos Alunos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau na Mostra Morar Mais por Menos
Em time que ganha não se mexe. Mais uma vez o Arquiteto Anderson Lula Aragão representará a Faculdade Maurício de Nassau na Mostra Morar Mais por Menos em sua segunda edição, coordenando os projetos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo daquela instituição.
Serão dois espaços que estarão sendo trabalhados: Banheiro Público Masculino e Banheiro Público Feminino. A metodologia criada por Aragão foi da criação de duas equipes distintas de alunos, que dicutirão seus projetos individualmente. "Cada equipe terá total liberdade de composição dos espaços que terão uso real para o público visitante. As idéias devem apenas levar em consideração a proposta da mostra: sustentabilidade e baixo custo" explica Anderson Lula Aragão.
Parcerias com a Celite e Docol já foram fechadas. vamos ver o que poderá surgir nestes espaços. Acompanhem pelo Blog.
By Camila Cintra
Serão dois espaços que estarão sendo trabalhados: Banheiro Público Masculino e Banheiro Público Feminino. A metodologia criada por Aragão foi da criação de duas equipes distintas de alunos, que dicutirão seus projetos individualmente. "Cada equipe terá total liberdade de composição dos espaços que terão uso real para o público visitante. As idéias devem apenas levar em consideração a proposta da mostra: sustentabilidade e baixo custo" explica Anderson Lula Aragão.
Parcerias com a Celite e Docol já foram fechadas. vamos ver o que poderá surgir nestes espaços. Acompanhem pelo Blog.
By Camila Cintra
sábado, 8 de agosto de 2009
As Propriedades das Ervas são pesquisadas por arquitetos para compor espaço na Mostra Morar Mais por Menos 2009
A Fitoterapia faz parte da Medicina Alternativa, a qual trata as pessoas de maneira holística, o que significa considerar a pessoa como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais.
Vivemos entre duas emoções: amor e ódio. O amor atrai, simpatiza, constrói. O ódio afasta, antipatiza, destrói. O amor se faz acompanhar de um estado afetivo de conotação agradável nos causa prazer e o ódio, ao contrário, de um estado afetivo de conotação penosa nos causa dor.
Há poucos anos, os cientistas descobriram que o sistema imunológico está intimamente relacionado com a mente e o sistema nervoso. Encontraram receptores para neurotransmissores em células do sistema imunológico e descobriram novas substâncias produzidas e liberadas pelo cérebro e que são importantes no alívio da dor: as endorfinas e as encefalinas. Demostraram que o sistema imunológico é ativado pelo cultivo das emoções positivas, e que as emoções perturbadoras tornam o corpo vulnerável às doenças. A risada relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso, estimula a produção de adrenalina, o que ocasiona mais irrigação nos tecidos, que recebem mais oxigênio, trazendo inúmeros benefícios. Assim, é necessário combatermos a depressão, o stress, a ansiedade e outros problemas tão comuns nos dias de hoje.
As descobertas científicas extraordinárias sobre as plantas hoje, contribuem imensamente para comprovar as aplicações empíricas, tornando a Fitoterapia digna de maior crédito. Felizmente o homem está voltando a confiar nos recursos naturais, tanto para sua alimentação como para curar as suas enfermidades.
Muita gratidão devemos à sabedoria popular, aos nossos índios, a inúmeros pesquisadores e autores nacionais e estrangeiros, por tão importantes informações.
Algumas ervas conhecidas entre nós:
Alecrim
Emprega-se muito na debilidade cardíaca. Mostrou-se muito eficaz no tratamento da região do peito, melhorando o fluxo de energia vital, na região do coração, pulmões, brônquios, braços e mãos. Tônico do coração e do estômago, combate gases, males do fígado, rins e intestinos, estados nervosos e histéricos; antisséptico. É indicada para tratamento de asma, bronquite, depressão física e mental, artrite, bursite, insuficiências cardíacas e renais. O óleo das flores, em massagens leves, alivia dores reumáticas. No vaso, traz alegria para a casa. Ajuda a desenvolver a percepção extra-sensorial.
Amora
Excelente para regular a disfunção hormonal.
Arruda
A tintura de arruda deve ser usada com cautela e jamais por mulheres grávidas, por ser abortiva. Mostrou-se muito forte como tônico e estimulante do chakra sexual (vermelho) e em todo o sistema urogenital. Combate os vermes, impotência, anemia, fraqueza física nas pernas, e no sistema nervoso ciático, varizes. Pode ser utilizada em banhos de assento para pessoas que apresentam fungos ou bactérias na região genital. Promove a limpeza do chakra básico e a descarga de energias densas do corpo físico e astral. Pode ser borrifada em ambientes coletivos após festas e encontros que envolvam muita gente.
Chicória
Conhecida por "radicci" pelos italianos. Ótima salada. Utilizada para dores de estômago, fígado e rins, prisão de ventre, digestão difícil. É também um depurativo do sangue. Combate todo tipo de obstrução no organismo.
Confrei
Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele e os ossos. Combate inflamações internas e externas, fraqueza geral, hepatite e hemorróidas. Tem fácil penetração nos meridianos e sistemas nervosos que governam nossos órgãos. Cicatrizante de cortes, queimaduras e fraturas de ossos.
Erva de São João
Além de anti-depressivo suave, tem a capacidade de cicatrizar feridas e úlceras de pele, sendo também útil nas cólicas e diarréias. Durante séculos foi considerada capaz de afastar os maus espíritos, sendo utilizada no tratamento de inúmeras doenças mentais.
Gervão
Combate dores do fígado e do estômago, prisão de ventre, estimulante, hemorróidas, hepatite, dispepsias, febrífugo e sudorífico. Por ser também um bom diurético, é empregado nas afecções das vias urinárias. Observou-se também que estimula o sistema nervoso ciático, descongestionando-o e melhorando seus fluxo nervoso.
Guiné
Antivirótica. Excelente antigripal, dores de cabeça, enxaqueca, da vista, falta de memória, reumatismo, paralisia. Ajuda nas menstruações difíceis, é abortiva. Combate a sífilis, blenorragia e doenças venéreas. Tem grande poder de limpeza a nível astral, e sua irradiação, assim como a da arruda, aniquila seres de baixa frequência.
Manjeiricão
Capaz de penetrar nos meridianos que governam a sensualidade (chakra laranja). Tem ação excitante. Indicado para expelir gases do estômago e do intestino. Excelente para todas as afecções femininas. Duchas vaginais como anticéptico. Plantar no vaso em casa para atrair prosperidade.
Pfafia
Ginseng brasileiro. Propriedades rejuvenescedoras, tônicas e estimulantes. Restabelece a vitalidade física, mental e genésica. Afrodisíaca. Utilizada para combater anemia, fraqueza orgânica e escorbuto. Combate também o stress e a falta de memória. Alimenta energeticamente os neurônios, dando-lhes maior fluidez cerebral. Afasta os sintomas da velhice, é considerada capaz de prolongar a vida, curando doenças dos pulmões e tumores. Tem ação sobre o esgotamento nervoso. Acredita-se que melhore o vigor sexual, o tônus muscular e da pele.
Sete Sangrias
É usada contra febres, arteriosclerose, moléstias venéreas, furúnculos, sífilis, anemia, hipertensão arterial, palpitações cardíacas. É sudorífica, diurética, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração. Depurativa do sangue.
Tanchagem
É adstringente, combate inflamações dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Combate também gripes e resfriados. Tônica e depurativa. A tanchagem é ótima para pessoas que levam os sentimentos para o nível mental.
Vivemos entre duas emoções: amor e ódio. O amor atrai, simpatiza, constrói. O ódio afasta, antipatiza, destrói. O amor se faz acompanhar de um estado afetivo de conotação agradável nos causa prazer e o ódio, ao contrário, de um estado afetivo de conotação penosa nos causa dor.
Há poucos anos, os cientistas descobriram que o sistema imunológico está intimamente relacionado com a mente e o sistema nervoso. Encontraram receptores para neurotransmissores em células do sistema imunológico e descobriram novas substâncias produzidas e liberadas pelo cérebro e que são importantes no alívio da dor: as endorfinas e as encefalinas. Demostraram que o sistema imunológico é ativado pelo cultivo das emoções positivas, e que as emoções perturbadoras tornam o corpo vulnerável às doenças. A risada relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso, estimula a produção de adrenalina, o que ocasiona mais irrigação nos tecidos, que recebem mais oxigênio, trazendo inúmeros benefícios. Assim, é necessário combatermos a depressão, o stress, a ansiedade e outros problemas tão comuns nos dias de hoje.
As descobertas científicas extraordinárias sobre as plantas hoje, contribuem imensamente para comprovar as aplicações empíricas, tornando a Fitoterapia digna de maior crédito. Felizmente o homem está voltando a confiar nos recursos naturais, tanto para sua alimentação como para curar as suas enfermidades.
Muita gratidão devemos à sabedoria popular, aos nossos índios, a inúmeros pesquisadores e autores nacionais e estrangeiros, por tão importantes informações.
Algumas ervas conhecidas entre nós:
Alecrim
Emprega-se muito na debilidade cardíaca. Mostrou-se muito eficaz no tratamento da região do peito, melhorando o fluxo de energia vital, na região do coração, pulmões, brônquios, braços e mãos. Tônico do coração e do estômago, combate gases, males do fígado, rins e intestinos, estados nervosos e histéricos; antisséptico. É indicada para tratamento de asma, bronquite, depressão física e mental, artrite, bursite, insuficiências cardíacas e renais. O óleo das flores, em massagens leves, alivia dores reumáticas. No vaso, traz alegria para a casa. Ajuda a desenvolver a percepção extra-sensorial.
Amora
Excelente para regular a disfunção hormonal.
Arruda
A tintura de arruda deve ser usada com cautela e jamais por mulheres grávidas, por ser abortiva. Mostrou-se muito forte como tônico e estimulante do chakra sexual (vermelho) e em todo o sistema urogenital. Combate os vermes, impotência, anemia, fraqueza física nas pernas, e no sistema nervoso ciático, varizes. Pode ser utilizada em banhos de assento para pessoas que apresentam fungos ou bactérias na região genital. Promove a limpeza do chakra básico e a descarga de energias densas do corpo físico e astral. Pode ser borrifada em ambientes coletivos após festas e encontros que envolvam muita gente.
Chicória
Conhecida por "radicci" pelos italianos. Ótima salada. Utilizada para dores de estômago, fígado e rins, prisão de ventre, digestão difícil. É também um depurativo do sangue. Combate todo tipo de obstrução no organismo.
Confrei
Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele e os ossos. Combate inflamações internas e externas, fraqueza geral, hepatite e hemorróidas. Tem fácil penetração nos meridianos e sistemas nervosos que governam nossos órgãos. Cicatrizante de cortes, queimaduras e fraturas de ossos.
Erva de São João
Além de anti-depressivo suave, tem a capacidade de cicatrizar feridas e úlceras de pele, sendo também útil nas cólicas e diarréias. Durante séculos foi considerada capaz de afastar os maus espíritos, sendo utilizada no tratamento de inúmeras doenças mentais.
Gervão
Combate dores do fígado e do estômago, prisão de ventre, estimulante, hemorróidas, hepatite, dispepsias, febrífugo e sudorífico. Por ser também um bom diurético, é empregado nas afecções das vias urinárias. Observou-se também que estimula o sistema nervoso ciático, descongestionando-o e melhorando seus fluxo nervoso.
Guiné
Antivirótica. Excelente antigripal, dores de cabeça, enxaqueca, da vista, falta de memória, reumatismo, paralisia. Ajuda nas menstruações difíceis, é abortiva. Combate a sífilis, blenorragia e doenças venéreas. Tem grande poder de limpeza a nível astral, e sua irradiação, assim como a da arruda, aniquila seres de baixa frequência.
Manjeiricão
Capaz de penetrar nos meridianos que governam a sensualidade (chakra laranja). Tem ação excitante. Indicado para expelir gases do estômago e do intestino. Excelente para todas as afecções femininas. Duchas vaginais como anticéptico. Plantar no vaso em casa para atrair prosperidade.
Pfafia
Ginseng brasileiro. Propriedades rejuvenescedoras, tônicas e estimulantes. Restabelece a vitalidade física, mental e genésica. Afrodisíaca. Utilizada para combater anemia, fraqueza orgânica e escorbuto. Combate também o stress e a falta de memória. Alimenta energeticamente os neurônios, dando-lhes maior fluidez cerebral. Afasta os sintomas da velhice, é considerada capaz de prolongar a vida, curando doenças dos pulmões e tumores. Tem ação sobre o esgotamento nervoso. Acredita-se que melhore o vigor sexual, o tônus muscular e da pele.
Sete Sangrias
É usada contra febres, arteriosclerose, moléstias venéreas, furúnculos, sífilis, anemia, hipertensão arterial, palpitações cardíacas. É sudorífica, diurética, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração. Depurativa do sangue.
Tanchagem
É adstringente, combate inflamações dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Combate também gripes e resfriados. Tônica e depurativa. A tanchagem é ótima para pessoas que levam os sentimentos para o nível mental.
Arquiteto ministra disciplina de Planejamento Físico em Serviços de Alimentação no Curso de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau
Após Lecionar as disciplinas de Projeto de Arquitetura no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau, o arquiteto Anderson Lula Aragão é convidado a lecionar a disciplina de Planejamento Físico em Serviços de Alimentação no Curso de Gastronomia da mesma instituição.
O período letivo iniciou nesta ultima terça feira (04) e se estenderá até dezembro.
Na disciplina, o arquiteto abortará os componentes de áreas de produção de alimentos. Dimensionamentos de áreas de produção, Estrutura funcional, Layout e operação de cozinhas (hospitalares, industriais, comerciais e de coletividades, catering de aviação e meios de transporte em geral). Setores de preparação e anexos dos restaurantes, Fluxos de circuitos, Instalações de móveis e equipamentos, além das Padronizações físicas e técnicas.
Também serão abordadas as Inovações e mudanças tecnológicas.
O período letivo iniciou nesta ultima terça feira (04) e se estenderá até dezembro.
Na disciplina, o arquiteto abortará os componentes de áreas de produção de alimentos. Dimensionamentos de áreas de produção, Estrutura funcional, Layout e operação de cozinhas (hospitalares, industriais, comerciais e de coletividades, catering de aviação e meios de transporte em geral). Setores de preparação e anexos dos restaurantes, Fluxos de circuitos, Instalações de móveis e equipamentos, além das Padronizações físicas e técnicas.
Também serão abordadas as Inovações e mudanças tecnológicas.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
MorarMais por menos 2009: arquiteto é convidado para compor mais um espaço
O arquiteto Anderson Lula Aragão e Nadja Granja estarão responsáveis pelo ambiente "Cantinho das Especiarias" na mostra morarmais por menos em sua segunda edição. O espaço foi oferecido aos arquitetos pela coordenadora geral do evendo, Nereide Figueiredo. "Na primeira reunião de trabalho os arquitetos já haviam definido todo o projeto e na ocasião já puderam conversarr com os fornecedores para fecharem as parcerias" afirmou Nereide.
A competência, responsabilidade e compromisso deram aos arquitetos a confiança necessária para o desenvolvimento em mais um dos espaços da mostra, portanto, aguardem as novidades.
A competência, responsabilidade e compromisso deram aos arquitetos a confiança necessária para o desenvolvimento em mais um dos espaços da mostra, portanto, aguardem as novidades.
Marcadores:
decoração,
morarmais 2009,
mostra
domingo, 19 de julho de 2009
FENEARTE 2009: mais um trabalho de sucesso
A 10ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), um dos mais importantes eventos do segmento do artesanato na América Latina, recebeu um ambiente coordenado pelo Arquiteto Anderson Lula Aragão, gestor do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau e também professor da disciplina de Projeto de Arquitetura.
Todos os alunos participaram de um concurso interno criando uma praça de descanso homenageando o paisagista Roberto Burle Marx, com acompanhamento de Anderson Lula Aragão. O convite surgiu diretamente do arquiteto Carlos Augusto Lira, responsável pelo projeto geral da feira.
A concepção da praça admitiu o uso de materiais regionais pela própria natureza do evento. A vegetação exótica, bastante utilizada por Burle Marx, estava representada no longo tapete de chitão. As Palmeiras, espécie muito encontrada nas praças do Recife, foram colocadas para dar ao ambiente o toque de uma praça real, dialogando com os bancos de estrutura em ferro e barras de madeira pintadas de branco - peça tradicional nas praças antigas do Recife (antes de serem substituidas por bancos de concreto).
Cortinas de brinquedos artesanais compuseram o espaço, com toque lúdico. cordéis estavam disponíveis para os visitantes enquanto descansavam na praça, posicionados em fios de cordão, podiam ser retirados e recolocados.
Caixas de tomate revestidas com chitão serviam como ponto de apoio para a papelaria da Faculdade e material de divulgação. Puffes de sisal criavam um outro ambiente, onde as alunas do curso de fisioterapia da faculdade realizavam massagem nos visitantes.
Além de projetarem os alunos também participaram da montagem do evento. Para Anderson a oportunidade de experimentar uma ação desde o projeto, montagem e finalização do ambiente criado, favorece o desempenho prático e de concepção espacial. "o arquiteto não é apenas um projetista de espaços em papel ou computador. É extremamente importante estar na obra, observando, orientando, percebendo. A maturidade profissional é adquirida na execução, onde se aprende de fato como as coisas acontecem". afirma Aragão.
Como professor e gestor de curso, Anderson atou já em diversos trabalhos de ordem prática, levando aos seus alunos experiências reais. para acompanhar algumas destas atividades, visite o site da Faculdade Mauricio de Nassau no endereço eletrônico: http://arquitetura.mauriciodenassau.edu.br/por Camila Cintra
quinta-feira, 9 de julho de 2009
MorarMais por menos 2009: Ambiente do Arquieto deste ano é o Cantinho das Especiarias
Os arquitetos Anderson Lula Aragão e Nadja Granja reuniram-se esta semana para iniciarem os trabalhos de definição da proposta do ambiente da mostra Morar Mais por Menos - Recife 2009.
Seguindo a idéia da mostra, foram traçados alguns esboços para o Cantinho das Especiarias, ambiente dos arquitetos. Nele o conceito de sustentabilidade e utilização de materiais reaproveitados une-se ao design contemporâreo criado para o espaço. "Vamos incorporar elementos novos, de design, a elementos reutilizados, oferecendo aconhego, conforto e a praticidade que podem ser percebidas pelos visitantes da mostra e que eles podem realizar um projeto similar em suas residências, a baixo custo." Afirma Anderson Lula Aragão.
As parcerias para execução do projeto ainda não estão totalmente fechadas e algumas definições ainda podem sofrer alterações de acordo com as parcerias fechadas.
A previsão de início das obras está prevista para o início do mês de Agosto. Este blog estará acompanhando o passo-a-passo da execução desde a idéia inicial até a conclusão do ambiente.
por Camila Cintra.
Seguindo a idéia da mostra, foram traçados alguns esboços para o Cantinho das Especiarias, ambiente dos arquitetos. Nele o conceito de sustentabilidade e utilização de materiais reaproveitados une-se ao design contemporâreo criado para o espaço. "Vamos incorporar elementos novos, de design, a elementos reutilizados, oferecendo aconhego, conforto e a praticidade que podem ser percebidas pelos visitantes da mostra e que eles podem realizar um projeto similar em suas residências, a baixo custo." Afirma Anderson Lula Aragão.
As parcerias para execução do projeto ainda não estão totalmente fechadas e algumas definições ainda podem sofrer alterações de acordo com as parcerias fechadas.
A previsão de início das obras está prevista para o início do mês de Agosto. Este blog estará acompanhando o passo-a-passo da execução desde a idéia inicial até a conclusão do ambiente.
por Camila Cintra.
Marcadores:
decoração,
morarmais 2009,
mostra
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Uma decoração cheia de idéias criativas
Os ambientes de uma casa, por menor que sejam, merecem ser aconchegantes. Algumas pessoas chegam a pensar que para tratar um ambiente é necessário trocar tudo. ledo engano. O arquiteto Anderson Lula Aragão afirma que cada espaço tem seu encanto e por mais que as pessoas achem que o investimento é alto, se enganam. "cada coisa no lugar certo, com cores apropriadas e nos tons corretos torna o espaço com personalidade, tornando-o acolhedor" afirma.
O trabalho de um bom arquiteto não se traduz na utilização de mobiliário caro e peças de design apenas. A funcionalidade e o estilo do cliente podem ser traduzidos com peças de bom gosto e qualidade sem necessariamente serem caríssimas. O toque final na decoração traduz o charme e os detalhes ganham força quando a criatividade está em alta.
O ambiente que ilustra este artigo foi desenvolvido pelo arquiteto que transformou um espaço simples e frio e sem graça numa outra realidade.
Pinturas nas paredes despertam o caráter inusitado e extrovertido, por mais que as cores escolhidas pelo cliente sejam sóbrias. As peças existentes mudam de lugar, favorecendo a circulação. Mantas e almofadas dialogam com a mobília. Peças do artesanato regional pernambucano ganham destaque por estarem posicionadas em local de destaque. A coleção de fuscas em miniatura do cliente é exibida em nichos na mesa central.
O custo para produção deste espaço ficou em torno de R$ 700,00.
O trabalho de um bom arquiteto não se traduz na utilização de mobiliário caro e peças de design apenas. A funcionalidade e o estilo do cliente podem ser traduzidos com peças de bom gosto e qualidade sem necessariamente serem caríssimas. O toque final na decoração traduz o charme e os detalhes ganham força quando a criatividade está em alta.
O ambiente que ilustra este artigo foi desenvolvido pelo arquiteto que transformou um espaço simples e frio e sem graça numa outra realidade.
Pinturas nas paredes despertam o caráter inusitado e extrovertido, por mais que as cores escolhidas pelo cliente sejam sóbrias. As peças existentes mudam de lugar, favorecendo a circulação. Mantas e almofadas dialogam com a mobília. Peças do artesanato regional pernambucano ganham destaque por estarem posicionadas em local de destaque. A coleção de fuscas em miniatura do cliente é exibida em nichos na mesa central.
O custo para produção deste espaço ficou em torno de R$ 700,00.
Marcadores:
antes e depois,
critatividade,
decoração
sábado, 20 de junho de 2009
Arquiteto confirma presença na mostra MorarMais por menos 2009
Está confirmada a presença do arquiteto Anderson Lula Aragão no evento de decoração de interiores, paisagismo e arquitetura que traduz o conceito de renovação de ambientes com implantação de produtos recicláveis, baixo uso de energia e materiais de reflorestamento;
A mostra morar mais por menos em sua segunda edição, estará situada em casarão na Avenida Rui Barbosa e sua estréia está prevista para em setembro.
Anderson estará ao lado de Nadja Granja para compor o ambiente "cantinho das especiarias", que deverá ser projetado buscando o conceito de sustentabilidade proposto pelo evento.
O projeto já está em andamento e as parcerias de empresas do ramo de revestimentos, iluminação, mobiliário e suprimentos já estão garantidos.
Este ano o arquiteto promete repetir o sucesso de seu espaço, já que o de 2008 atendeu inteiramente a proposta da mostra.
Aguardem mais informações e toda a cobertura do evento.
por Camila Cintra
domingo, 31 de maio de 2009
Lançado hoje (29/05/09) o Projeto Experimental Cantinho do Professor que tem como objetivo principal a realização de trabalhos de arquitetura de interiores desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Maurício de Nassau. O projeto está vinculado ao escritório de arquitetura júnior sob coordenação do arquiteto Anderson Lula Aragão, gestor do Curso de Arquitetura e urbanismo.
Público Alvo
Para a primeira etapa do projeto foi adotado que o público que receberá os primeiros projetos serão os docentes de qualquer disciplina de todos os 32 cursos de graduação tradicional ou tecnológicos da Faculdade Maurício de Nassau.
Funcionamento do Projeto
Os docentes da Faculdade poderão se inscrever através de formulário próprio disponível em todas as salas dos professores. No preenchimento, deverá indicar qual o cantinho de sua casa indica para passar pela reformulação, onde os alunos de arquitetura desenvolverão o projeto, indicando os materiais apropriados, cores, texturas, trocas de tecido, colocação de cortinas, tapetes e elementos decorativos.
O projeto de arquitetura de interiores será apresentado ao docente, que tem total liberdade de opinar, sugerir, propor e participar efetivamente da concepção do projeto e de sua implantação.
Ainda no formulário deverá indicar qual o valor que pretende investir no seu cantinho. Este valor é livre e será totalmente revertido em tintas, materiais, mão de obra para instalações e elementos decorativos. O projeto é totalmente gratuito aos docentes.
Para o início dos trabalhos será realizado um levantamento do espaço existente e seu mobiliário, bem como o levantamento do “antes” para ser comparado a foto do “depois”, após a conclusão dos trabalhos.
Maiores informações na gerência do Curso de Arquitetura e Urbanismo ou através do email: anderson.aragao@prec.mauriciodenassau.edu.br
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Arquiteto ministra curso de desenho à mão livre e desenho artístico
Acontecerá na Faculdade Maurício de Nassau, o curso de extensão de desenho à mão livre e desenho artístico, ministrado pelo arquiteto Anderson Lula Aragão, professor da disciplina de Projeto de Arquietura e Urbanismo.
No curso de extensão serão abordados temas como: conceitos fundamentais do desenho, o traço, os efeitos dos diversos materiais de pintura, sejam lápis de madeira, giz de cera, lápis pastel e nanquim, nas diversas bases: papel sulfite, canson, vergé, reciclado, papel manteiga e papel vegetal.
Com duração de três semanas e 30 horas/aula, terá início no dia 06 do mês de julho, no horário da manhã (9:00 às 12:00), no bloco B da Faculdade Maurício de Nassau na sala 301, onde são ministradas as aulas de desenho e projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
O público alvo são pessoas interessadas em desenvolver habilidades de traço e desenho gráfico tridimensional (perspectivas), perspectivas de ambientes externos e internos, sombreamento e aplicação de cores para apresentação de projetos. Podem ser alunos de cursos de arquitetura e urbanismo, design de interiores e áreas afins.
Maiores informações e inscrições no site: http://www.mauriciodenassau.edu.br/
Faculdade Maurício de Nassau
(81) 3413-4611 ramal 4629
(81) 3088-5080
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Consultorias em Trânsito, Circulação e Estacionamento
Grandes clientes investem em projetos adequados, favorecendo a seu público uma boa circulação, sinalização e guarda de veículos com segurança.
Ainda temos como clientes o Shopping Guararapes, o IMIP e Prefeituras Municipais de Pernambuco.
Marcadores:
consultoria,
sinalização,
trânsito
Assinar:
Postagens (Atom)