Home

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Trocando móveis e brincando com cores: receita para deixar um ambiente alegre e acolhedor.

Este apartamento merecia uma nova roupagem, pois não é dos menores que já fizemos, mas nos causava esta impressão.


Cores inapropriadas causavam a sensação de um ambiente pesado. os móveis estavam superdimensionados, nãos sendo adequados ao espaço. Outra peça do mobiliário que também chamava atenção era a estante metálica de tv, que até parece moderna, mas rouba espaço.

mas como tudo isso acontecia numa casa de um jovem casal?

Permanecemos com a mesma concepção espacial da ambientação, mas trocamos os móveis adequando-os ao espaço que dispunhamos, assim, o sofá branco substituiu o preto. a cadeira de aço e couro ficou no lugar da antiga, estofada e marrom. a mesa lateral estava no quarto do casal fazendo ares de mesa de cabeceira e foi colocada na sala no lugar da mesa baixa que deveria ser de centro e que ainda assim seu tamanho é grande para um espaço pequeno e preferimos deixar sem mesa central, dando mais conforto para a circulação.




A estante da tv também foi substituída, primeiro pela necessidade de comportar o novo aparelho de tv e segundo, para comportar mais elementos eletrônicos e decorativos.

Pintamos a sala em tom de verde fresco para renovar o ambiente que antes era bege, e como toque final, a parede atras do sofá e corredor foram pintadas em listas com larguras e tons diferentes, deixando o astral totalmente novo.


É possível renovar os móveis gastando pouco.

Na praia de Conceição, Paulista/PE, uma casa precisava renovar os ares, afinal quem gostaria de veranear em espaços escuros e com mobilia onde predomina a cor preta?


A contratação se deu na ideia inicial de jogar tudo fora com intuito de serem adquiridos novos móveis, o que aconteceria aos poucos, pois o orçamento para a redecoração da casa não era dos maiores e ainda precisavam ser feitas algumas manutenções necessárias no imóvel.


A primeira visita foi de assustar. como uma casa de praia à beira mar estava com uma decoração tão pesada?


Poucos eram os visitantes e a casa ficava fechada a maior parte do ano, inclusive em pleno verão, pois o lugar não era acolhedor e não estimulava a permanencia poir mais de um final de semana apenas.


As áreas externas não eram diferentes. Pouco atraente e sem vegetação não estimulava atividade alguma, quer sejam jogos, churrasco ou mesmo a contemplação e descanso.


Optamos em renovar os móveis de maior significado para a família, pois muitos deles agregavam histórias e momentos importantes... lembranças....


Uma lixa aqui... um removedor ali... umas demãos de tinta... troca de tecido e tudo ficou renovado!


Claro que algusns móveis tiveram que ser incluídos. trocamos as cadeiras de jantar em madeira e couro que estavam estragadas por novas cadeiras em vime e rattan. Na sala para compor, duas banquetas quadradas fazem ares de puffe e um recamier, todos em vime (desenho do arquiteto) integram os dois ambientes sociais.

Os quadros, tapetes e objetos decorativos foram todos reaproveitados. alguns receberam pintura de manutenção, outros colagem, lavagem e/ou limpeza profunda.


Com a visita dos proprietários ao final da obra, a grande surpresa: sorrisos largos e olhos cheios de lágrimas encheram o ambiente, dando o toque final necessário e indispensável - a satisfação plena e a felicidade.


Pois sim, estes ingredientes não só fazem o ambiente ter brilho, mas reforça nosso caráter e compromisso de profissional de arquitetura de interiores realizado.