Home

sábado, 13 de dezembro de 2008

Uma data para ser lembrada


A todos os que fazem parte do nosso Escritório de Arquitetura, aos parceiros e aos colegas de profissão. Parabéns.

domingo, 7 de dezembro de 2008

dica de site: Floorplanner - brincando de arquiteto de interiores


Para quem gosta de arquitetura de interiores agora já tem um site que pode ajudar na concepção de espaços e distribuição de mobiliário, o http://www.floorplanner.com/ é de fácil acesso e manipulação, possui uma gama variada de mobiliários para os diversos ambientes, além de também conter a parte de jardins, com vegetações de várias formas e tamantos.


agora vamos lá, sinta-se um aquiteto de interiores ou designer de interiores.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Trocando móveis e brincando com cores: receita para deixar um ambiente alegre e acolhedor.

Este apartamento merecia uma nova roupagem, pois não é dos menores que já fizemos, mas nos causava esta impressão.


Cores inapropriadas causavam a sensação de um ambiente pesado. os móveis estavam superdimensionados, nãos sendo adequados ao espaço. Outra peça do mobiliário que também chamava atenção era a estante metálica de tv, que até parece moderna, mas rouba espaço.

mas como tudo isso acontecia numa casa de um jovem casal?

Permanecemos com a mesma concepção espacial da ambientação, mas trocamos os móveis adequando-os ao espaço que dispunhamos, assim, o sofá branco substituiu o preto. a cadeira de aço e couro ficou no lugar da antiga, estofada e marrom. a mesa lateral estava no quarto do casal fazendo ares de mesa de cabeceira e foi colocada na sala no lugar da mesa baixa que deveria ser de centro e que ainda assim seu tamanho é grande para um espaço pequeno e preferimos deixar sem mesa central, dando mais conforto para a circulação.




A estante da tv também foi substituída, primeiro pela necessidade de comportar o novo aparelho de tv e segundo, para comportar mais elementos eletrônicos e decorativos.

Pintamos a sala em tom de verde fresco para renovar o ambiente que antes era bege, e como toque final, a parede atras do sofá e corredor foram pintadas em listas com larguras e tons diferentes, deixando o astral totalmente novo.


É possível renovar os móveis gastando pouco.

Na praia de Conceição, Paulista/PE, uma casa precisava renovar os ares, afinal quem gostaria de veranear em espaços escuros e com mobilia onde predomina a cor preta?


A contratação se deu na ideia inicial de jogar tudo fora com intuito de serem adquiridos novos móveis, o que aconteceria aos poucos, pois o orçamento para a redecoração da casa não era dos maiores e ainda precisavam ser feitas algumas manutenções necessárias no imóvel.


A primeira visita foi de assustar. como uma casa de praia à beira mar estava com uma decoração tão pesada?


Poucos eram os visitantes e a casa ficava fechada a maior parte do ano, inclusive em pleno verão, pois o lugar não era acolhedor e não estimulava a permanencia poir mais de um final de semana apenas.


As áreas externas não eram diferentes. Pouco atraente e sem vegetação não estimulava atividade alguma, quer sejam jogos, churrasco ou mesmo a contemplação e descanso.


Optamos em renovar os móveis de maior significado para a família, pois muitos deles agregavam histórias e momentos importantes... lembranças....


Uma lixa aqui... um removedor ali... umas demãos de tinta... troca de tecido e tudo ficou renovado!


Claro que algusns móveis tiveram que ser incluídos. trocamos as cadeiras de jantar em madeira e couro que estavam estragadas por novas cadeiras em vime e rattan. Na sala para compor, duas banquetas quadradas fazem ares de puffe e um recamier, todos em vime (desenho do arquiteto) integram os dois ambientes sociais.

Os quadros, tapetes e objetos decorativos foram todos reaproveitados. alguns receberam pintura de manutenção, outros colagem, lavagem e/ou limpeza profunda.


Com a visita dos proprietários ao final da obra, a grande surpresa: sorrisos largos e olhos cheios de lágrimas encheram o ambiente, dando o toque final necessário e indispensável - a satisfação plena e a felicidade.


Pois sim, estes ingredientes não só fazem o ambiente ter brilho, mas reforça nosso caráter e compromisso de profissional de arquitetura de interiores realizado.

sábado, 22 de novembro de 2008

Quarto do Filho do Senador


O espaço criado para a mostra morar mais por menos, o chique que cabe no bolso, que acontece em Recife de 12 de novembro a 10 de dezembro, de terça a domingo, das 15 as 22h, no casarão pertencente ao Senador José Ermínio de Morares, na beira mar de Piedade.


Elaborado buscando o conceito principal da mostra, em buscar e propor materiais sustentáveis e reciclados, sem a perda do estilo e praticidade, foram propostas soluções originais e de fácil aplicabilidade.


O perfil do filho do senador é um jovem universitário na faixa dos 20 anos, que além dos estudos, tem uma vida agitada, pois realiza atividades como surf, skate, patins, rapel e outros esportes radicais.

A cama é feita com pallets e recoberta com chapa de madeira em cor natural, sem revestimento (criação do arquiteto), com isso ganhamos um grande tablado, onde sem o colchão pode servir de base para atividades.


No teto, destaque para o suporte em bambu natural, onde a prancha está devidamente guardada e ainda funciona rebatedor para iluminação difusa do ambiente.

As luminárias são em samburás, espécie de material de pesca e bastante utilizado como peça de artesantato regional. o efeito da iluminação é acolhedor e aconchegante (criação do arquiteto).


Outro elemento prático e original é a roda de bicicleta feita com aro e elásticos (criação do arquiteto), sua função além da decoração, é servir como porta retrato/ recado.


A pintura sai da parede de fundo, expandindo-se pela parede lateral onde a figura dos cabelos da sereia se transformam em pássaros. a pintura também desce pela colcha (Mariage), pintada à mão, e desta vez os cabelos se tranformam em peixe. a idéia é que a figura se integre ao ambiente como um todo, nao ficando taxada e emoldurada numa parede.


Alguns móveis porém são de estilo, como a bancada do sistema carrapixxxo (Espaço Brennand) é prática e atende à proposta do ambiente. cadeira formiga em acrílico transparente (Itálica Design) e o destaque para a cadeira feita com shape de skate (Itálica Design). O tapete recobre todo o piso original da casa (Adroaldo tapetes).
Vale a pena visitar a mostra e ver além do quarto do filho do senador, os diversos outros ambientes criados pelos arquitetos pernambucanos e verificar suas soluções para se morar bem gastanto menos e com ótimos resultados.
por Anderson Lula Aragão
Arquiteto

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Escritório de Arquitetura: uso prático do conceito de sustentabilidade


O escritório do arquiteto Anderson Lula Aragão está quase pronto, mas antecipamos umas imagens de seu espaço de trabalho com sua equipe.

Funcionalidade é a palavra chave. tudo à mão e fácil acesso. assim é o conceito deste espaço que traz consigo o regionalismo sempre presente nas obras do arquiteto.

Na foto acima, a mesa de reunião em aço inox e tampo de vidro translúcido compõe com cadeiras de couro e puffe de couro ecológico vermelho, este último herança da antiga boite Theatro, que funcionou no edifício Califórnia.

O piso em taco foi restaurado. exigência do arquiteto. o módulo da bancada de trabalhos escritos, desenhos à mão livre, mapeamentos e trabalhos com o computador portátil.
na parede grafite foram colocadas cabaças, trazendo o toque regional e a sustentabilidade deste elemento como objeto decorativo.
ao fundo, a moldura do ar condicionado tem revestimento em couro ecológico e um antúrio faz as honras, dando o toque vermelho quebrando o "gelo" do fundo branco.
o bambuzinho traz frescor ao espaço, além de trazer o verde para o interior do espaço.
cachepôs sobre a mesa de reunião expõe pimentas malaguetas vermelhas (estas sao artificiais).

na bancada dos micros, os trabalhos são desenvovidos digitalmente. parede de fundo na cor grafite com trabalho de pintura especial decorativa. xilogravuras de J. Borges e cordas de sisal natural com nós, completam a decoração.

As bancadas de trabalho são em madeira na cor natural e as portas dos armários e prateleiras são revestidas em couro ecológico branco. desenho do arquiteto. "todo material de trabalho fica à mão, deixando o ambiente funcional e de fácil trabalhalabilidade. A ergonomia também foi fundamental para não haver desgaste, e cada cadeira tem a regulagem confortável para cada um dos colaboradores", diz Aragão.
Ainda faltam uns toques decorativos, mas o escritório já está funcionando a mil! os projetos já desenvolvidos no escritório foram o projeto de reforma e paisagismo de Sandra Ramos; Projeto de urbanização e paisagismo da Academia das Cidades em Santa Cruz do Capibaribe/PE; Projeto de Construção de Casas em Caruaru/PE e Pesqueira/PE; Ambientação de Apartamento em Boa Viagem e reforma de Clínica médica em Moreno/PE.
Foram desenvolvidos também projetos viários e de sinalização de trânsito para o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes/PE.

mostra de decoração: o chique que cabe no bolso

Mostra Morar Mais por Menos em sua primeira edição em Recife

Morar bem, gastando menos. A filosofia desta é agregar beleza, economia e um ambiente sustentável. Esses são alguns dos objetivos da mostra de decoração "Morar Mais por Menos", que acontece a partir de 12 de novembro, no Recife. Mostrar o chique que cabe no bolso.

O evento já acontece em sete cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Brasília, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte), e será realizado pela primeira vez em Pernambuco no imóvel doado ao Governo de Pernambuco pelo Grupo Votorantim, onde foi à casa do Senador José Ermírio de Moraes, localizado na Avenida Beira Mar, 990, à beira-mar de Piedade, que abrigará as futuras instalações do anexo do Museu do Estado.

As benfeitorias realizadas para a mostra, como revisão de telhados, instalações elétricas e hidráulicas, manutenção nos jardins e pintura externa e interna, serão deixadas como doação ao Museu, assim como a construção e montagem do Memorial Senador José Ermírio de Moraes.
Em 35 dias de evento, o casarão, que tem cerca de quatro mil m2, vai abrigar 48 ambientes. Sete deles deverão permanecer decorados em homenagem ao Senador José Ermírio de Moraes: Varanda do Senador, Biblioteca do Senador, Quarto do Senador, Quarto de vestir do Senador, Banheiro do Senador, Estar do Senador e exposição do carro Galaxie.


Os profissionais que irão participar deste novo conceito de mostra de arquitetura e decoração vão trabalhar ligados a interatividade, brasilidade e preço exposto, fazendo do Morar Mais Recife muito mais que uma mostra de decoração.

A MOSTRA

O objetivo é mostrar que se pode viver com conforto e qualidade de vida a um preço baixo, que é possível contratar um arquiteto ou decorador sem medo do bolso, desmistificando a imagem de que estes profissionais são voltados apenas para as classes de alto padrão. Mostra que, com a ajuda de um profissional é possível descobrir os melhores endereços, produtos e preços, reduzindo os custos por haver um planejamento de orçamento prévios, buscando a economia para o cliente.

A mostra Morar Mais Recife vai apresentar ambientes funcionais a partir de produtos e materiais originais, auto sustentáveis, reciclados e que possuam excelente relação custo-benefício, com preços expostos.

Uma característica marcante da mostra é que tudo que vai estar exposto terá preço. Em todos os espaços vão ter placas indicando o fornecedor de cada produto com o preço, facilitando ao visitante adquirir os produtos. Na placa também vai ter informações importantes, como o valor total da obra e quanto o profissional que ambientou o espaço cobra por aquele projeto.

A brasilidade, um ponto forte do evento, faz com que os participantes lancem mão de produtos genuinamente brasileiros em seus espaços, inclusive no nome dos ambientes: nada de living, loft, lounge, home theater, mas os brasileiríssimos de sempre, como varanda, sala da família, quarto de vestir, sala de estar.

Consciência ambiental

A mostra ainda compartilha do movimento Carbono Zero, com soluções de arquitetura e decorações sustentáveis. A intenção é utilizar, durante o período que a mostrar tiver sendo realizada, energia alternativa. Além disso, haverá inclusão social, uma vez que os arquitetos e decoradores participantes serão estimulados a utilizar produtos e obras de artistas que ainda se encontram na informalidade. Alguns dos materiais sustentáveis utilizados na mostra são fibras naturais certificadas, pneus usados, tapetes de garrafas pet, tijolos de demolição, entre outros.

DIVERSÃO

Para o período da mostra estão programados vários eventos que prometem agitar a capital pernambucana: tour gastronômico, eventos de moda e culturais, como noite do jazz, recitais, lançamento de livro, shows, desfiles, palestras sobre meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Haverá, ainda, o concurso "Use o Artesanato, Desenho e Reciclagem".


domingo, 19 de outubro de 2008

Mostra Tok e Stok




Anderson Lula Aragão - arquitetos associados

Escritório de arquitetura, paisagismo e urbanismo. Desing de interiores e móveis.
Planejamento urbano, estudos e projetos viários e de tráfego.