Home

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Escritório de Arquitetura: uso prático do conceito de sustentabilidade


O escritório do arquiteto Anderson Lula Aragão está quase pronto, mas antecipamos umas imagens de seu espaço de trabalho com sua equipe.

Funcionalidade é a palavra chave. tudo à mão e fácil acesso. assim é o conceito deste espaço que traz consigo o regionalismo sempre presente nas obras do arquiteto.

Na foto acima, a mesa de reunião em aço inox e tampo de vidro translúcido compõe com cadeiras de couro e puffe de couro ecológico vermelho, este último herança da antiga boite Theatro, que funcionou no edifício Califórnia.

O piso em taco foi restaurado. exigência do arquiteto. o módulo da bancada de trabalhos escritos, desenhos à mão livre, mapeamentos e trabalhos com o computador portátil.
na parede grafite foram colocadas cabaças, trazendo o toque regional e a sustentabilidade deste elemento como objeto decorativo.
ao fundo, a moldura do ar condicionado tem revestimento em couro ecológico e um antúrio faz as honras, dando o toque vermelho quebrando o "gelo" do fundo branco.
o bambuzinho traz frescor ao espaço, além de trazer o verde para o interior do espaço.
cachepôs sobre a mesa de reunião expõe pimentas malaguetas vermelhas (estas sao artificiais).

na bancada dos micros, os trabalhos são desenvovidos digitalmente. parede de fundo na cor grafite com trabalho de pintura especial decorativa. xilogravuras de J. Borges e cordas de sisal natural com nós, completam a decoração.

As bancadas de trabalho são em madeira na cor natural e as portas dos armários e prateleiras são revestidas em couro ecológico branco. desenho do arquiteto. "todo material de trabalho fica à mão, deixando o ambiente funcional e de fácil trabalhalabilidade. A ergonomia também foi fundamental para não haver desgaste, e cada cadeira tem a regulagem confortável para cada um dos colaboradores", diz Aragão.
Ainda faltam uns toques decorativos, mas o escritório já está funcionando a mil! os projetos já desenvolvidos no escritório foram o projeto de reforma e paisagismo de Sandra Ramos; Projeto de urbanização e paisagismo da Academia das Cidades em Santa Cruz do Capibaribe/PE; Projeto de Construção de Casas em Caruaru/PE e Pesqueira/PE; Ambientação de Apartamento em Boa Viagem e reforma de Clínica médica em Moreno/PE.
Foram desenvolvidos também projetos viários e de sinalização de trânsito para o Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes/PE.

Um comentário:

Candy Santos disse...

Ao vivo é mais lindo ainda. Sobretudo pelos detalhes...
Bjo pro arquiteto!