Home

quarta-feira, 25 de maio de 2011

História do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus (parte II)

Durante a invasão holandesa a Pernambuco, após a saída de Maurício de Nassau, as condições político econômicas tornavam-se cada vez mais insustentáveis. Portugal há pouco saído do julgo espanhol, lutava por reconquistar suas posições político-econômicas na Europa. No Brasil, recomeçava com ímpeto a campanha para libertação do julgo holandês. O comando da Resistência já não podia mais instalar-se nas sedes dos engenhos, conhecidas dos holandeses e sem maiores estruturas de defesa. Elegeu-se então um sítio, afastado do litoral, mas a meio caminho de diferentes acessos utilizados pelos invasores. Dali podiam sair os campanhistas em sortidas e atalhar, atacar troços do inimigo.


A artilharia do Forte Real do Bom Jesus (novo) salvou pela primeira vez, ao romper-se o ano de 1646.

Dali partiram as tropas luso-brasileiras para atalhar as forças holandesas que se dirigiam ao sul de Pernambuco, tendo lugar a Primeira Batalha dos Guararapes (10/04/1648), um marco decisivo para a vitória dos brasileiros. Daí também partiram, dez meses após, para outro combate decisivo, a Segunda Batalha dos Guararapes (19/02/1649).

Terminada a dominação holandesa, o forte foi desativado e abandonado. Já não representava um ponto estratégico a ser defendido.

O Forte do Bom Jesus é uma das poucas fortificações em terra construídas no Brasil, cujos vestígios ainda se encontram aparentes. Embora pouco discernível aos olhos menos treinados, o delineamento de suas estruturas ainda pode ser percebido.

Sua localização foi marcada por um obelisco de mármore, erguido pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, ainda no século passado. Atualmente sua área encontra-se inserida numa praça de grande movimentação pública. Sua praça de armas e demais estruturas, como os baluartes, são, constantemente, utilizados para a recreação dos moradores locais. A ação antrópica, somada ao desgaste natural, aceleram violentamente a erosão, comprometendo o estado de conservação deste importante monumento nacional.
 
(fonte: http://wikimapia.org/430057/pt/Ru%C3%ADnas-do-Forte-do-Arraial-Novo-do-Bom-Jesus)

Nenhum comentário: